Projetistas
João Paulo Mannrich (dimannrich@gmail.com)
Othon Rocha
Status: completo.
Versão 1.0 (Papelão)
Versão 2.0 (mdf 3mm)
Versão 3.0 (mdf 6mm)
Título: Microscópio com Webcam (v3.0)
Perguntas/problemas: é possível construir um micrscópio de baixo custo com desempenho razoável? Como funciona um microscópio feito com webcam? O que dá para "visualizar" com ele?
Objetivo: transformar um microscópio em webcam e verificar o seu desempenho a observar amostras (de água, insetos, plantas, etc)
Metodologia: Consulta a bibliografias que indiquem a física/ciência dos microscópios ópticos; transformação de dois tipos de câmeras digitais em microscópios (Logitec c270, HBV-1807 1M Pixel); Prototipação de bases de observação; Observação e registro de amostras de fontes diversas.
Principais resultados: foi possível construir um microscópio utilizando diversas webcams. Apenas os modelos que possuem sistemas de lentes com cerca de 10mm ou mais demonstraram bons resultados. A resolução do sensor e o tamanho dos pixels determinam a qualidade da imagem. O afastamento da lente ao sensor determina o tamanho da ampliação. Estimamos ampliações de mais de 160 vezes. Identificou-se que o ajuste de iluminação sobre a amostra têm um papel fundamental na qualidade das imagens obtidas.
Principais recursos usados: webcam (Logitec c270, HBV-1807 1M Pixel) , impressora 3D, cortadora a laser, mdf 6mm, projeto das peças em OpenSCAD para impressão 3D, projeto das peças em Inkscape para corte a laser, software MyCam, lâminas, lamínulas, pipeta 3ml, porcas M5, parafusos, barra roscada com 5 mm de diâmetro (~10 cm de comprimento), arame com 3 mm (~10 cm de comprimento), bateria lítio 3V, suporte bateria, led branco 5 mm alto brilho, fios, ferro de solta e estanho, amostras (água de musgo, aquário, insetos, pedaços de plantas, etc.)
Início do projeto: 2018
Fim do projeto: 2021 (v1.0; v2.0; v3.0)
Rizoma de samambaia (Fern Rhizome)
Células de uma folha / Estômato